Sustentabilidade

Responsabilidade Social

Na área social, o Instituto Elisabetha Randon passou a ser o disseminador de programas sociais e tem como missão desenvolver e implementar ações e programas de educação e cultura que promovam inclusão e transformação social. O Instituto é uma das entidades-âncora da 2ª edição da Rede Parceria Social, em conjunto com a Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social do RS. A atividade, voltada à área de atendimento a crianças e adolescentes, financia 13 projetos através da Lei da Solidariedade.

Um dos programas é o Florescer, que prepara crianças e adolescentes para o exercício da cidadania, através de uma proposta educativa. As atividades ocorrem no horário inverso ao período escolar em centros de educação livre e multidisciplinar, e a seleção dos participantes segue o critério de vulnerabilidade social. O Florescer conta com duas unidades instaladas nas Empresas Randon, além de quatro franquias nos estados do RS, PR e SP. O Instituto Elisabetha Randon disponibiliza a metodologia e tecnologia do Florescer, através de franquias sociais.

O programa Qualificar prepara jovens para uma melhor inserção no mercado de trabalho e conta com 02 etapas: a iniciação profissional no segmento metal-mecânico, comércio e serviços para jovens de 15 a 16 anos e CEP - Centro de Educação Profissional Randon/SENAI que oferece formação técnica. Os participantes, com idade entre 15 e 18 anos, iniciam na condição de menores aprendizes e, na fase seguinte, são orientados por uma equipe multidisciplinar de instrutores e recebem uma formação técnica. Aos concluintes dos cursos são oferecidas oportunidades no quadro funcional das Empresas Randon.

Outro programa desenvolvido pelo Instituto é o SER Voluntário, que visa estimular e engajar a força de trabalho das Empresas Randon a desenvolver atividades voluntárias junto a entidades e escolas públicas da comunidade, exercendo assim a cidadania.

Instituto Elisabetha Randon Florescer
Responsabilidade Social Responsabilidade Social

Na área de gestão de pessoas, os programas desenvolvidos pelas Empresas Randon oferecem oportunidades de aperfeiçoamento pessoal e profissional. O Programa Crescer oferece treinamento teórico e prático e incentivo a educação. O programa Desenvolvimento de Equipes visa despertar o potencial criativo, mantendo um foco na educação contínua, e é baseado no Modelo de Desempenho de Equipes (MDE). O programa Valorização permite ao funcionário vislumbrar sua trajetória profissional a partir do Modelo de Gestão por Competências. Já o programa Aqui você pode crescer proporciona oportunidades de crescimento na carreira profissional dentro das Empresas Randon.

Na área de bem-estar, as Empresas Randon têm como foco central a promoção da saúde e segurança dos seus funcionários. Mantêm programas como o Viver de Bem com a Vida, que estimula hábitos e atitudes saudáveis entre os funcionários e também visa a integração de seus familiares em eventos de cunho educativo, social e cultural. Este programa é certificado pela ONU e pelo SESI. Outro programa é o Novos Caminhos, que prepara os funcionários para continuarem econômica socialmente ativos após o término da carreira profissional.

Apoio Cultural

As Empresas Randon têm um forte envolvimento na área cultural e participam de projetos artísticos e culturais por meio das leis de incentivo à cultura. Os recursos são destinados prioritariamente para iniciativas locais e regionais, mas também atingem iniciativas de alcance estadual. Estas ações estão alinhadas à postura de responsabilidade com o desenvolvimento humano nas Empresas Randon, um dos pilares que garantem a perenidade e sustentabilidade dos seus negócios. Ao contribuir com apresentações de diferentes espetáculos e mostras, a marca Randon firma a sua imagem de incentivadora das mais variadas formas de expressão das artes.

tags

Sustentabilidade,Responsabilidade Social